Os quatro pilares da Orientação à Objetos

Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo.

Os quatro pilares da programação orientada a objetos (POO) são:

Abstração: É o processo de identificar as características essenciais de um objeto do mundo real e representá-las no contexto de programação. A abstração permite criar classes que descrevem objetos com suas propriedades e comportamentos relevantes.

Encapsulamento: É o princípio de ocultar os detalhes internos de um objeto e fornecer uma interface pública para interagir com ele. O encapsulamento envolve o empacotamento dos dados (atributos) e dos métodos relacionados em uma única unidade, chamada classe, e a restrição de acesso direto aos dados internos, exigindo o uso de métodos públicos.

Herança: É o mecanismo que permite criar novas classes a partir de classes existentes, herdando suas propriedades e comportamentos. A herança estabelece uma relação "é um" entre as classes, onde a classe derivada (subclasse) herda as características da classe base (superclasse) e pode adicionar novos atributos e métodos ou modificar os existentes.

Polimorfismo: É a capacidade de objetos de classes diferentes responderem ao mesmo método de maneiras diferentes. O polimorfismo permite tratar objetos de classes diferentes de maneira uniforme, desde que compartilhem uma interface comum ou uma classe pai. Com o polimorfismo, é possível escrever código que pode se adaptar ao tipo do objeto em tempo de execução e executar o comportamento apropriado.

Esses pilares são fundamentais na programação orientada a objetos e ajudam a criar código mais modular, flexível e reutilizável.

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