Princípio KISS (Keep It Simple, Stupid)
Simplicidade é o ápice da sofisticação. Leonardo da Vinci
O princípio de design KISS pode ser aplicado à diferentes contextos, como o design de produtos ou o desenvolvimento de softwares, e defende que produtos e sistemas devem ser o mais simples possível, facilitando a interação do usuário (ou desenvolvedor) com o mesmo.
A autoria do termo KISS é atribuída à Kelly Johnson, engenheiro aeronáutico da Marinha dos EUA. Johnson disse à seus engenheiros que seus projetos deveriam ser simples para serem reparados por uma pessoa no campo de batalha com treinamento básico em mecânica e ferramentas simples.
No mundo do desenvolvimento de software, mantér a simplicidade como meta ajuda à focar na complexidade de negócio, tendo cautela ao se adicionar qualquer outro tipo de complexidade, como frameworks ou até mesmo padrões de projeto desnecessários.
A simplicidade em um código ajuda na manutenção e crescimento sustentável do software, o que é um dos grandes objetivos na criação de um sistema de sucesso.
Além de Keep It Simple Stupid, também existem outras frases interessantes atríbuidas a esse acrônimo:
- Keep It Short and Simple.
- Keep It Simple and Straightforward.
- Keep It Small and Simple.
- Keep It Simple, Soldier.
- Keep It Simple, Sailor.
- Keep It Sweet and Simple.
- Keep It Simple, but Sensational.
Para terminar, fique com a citação abaixo de Antoine de Saint-Exupery, autor de "O pequeno príncipe", que reflete bem a mentalidade do que significa o princípio KISS.
Aparentemente a perfeição é alcançada não quando não se há mais nada a se colocar, mas quando não se há mais nada a tirar. Antoine de Saint-Exupery.
Grande abraço!