SOLID - Princípio da Inversão de Dependência

Duas definições para o princípio da inversão de dependência.

O Princípio de Inversão de Dependência (Dependency Inversion Principle - DIP) estabelece o seguinte:

Módulos de alto nível não devem depender de módulos de baixo nível. Ambos devem depender de abstrações.
Abstrações não devem depender de detalhes, mas detalhes devem depender de abstrações.

Em outras palavras, esse princípio propõe que as dependências entre os componentes de um sistema devem ser invertidas, de modo que os módulos de alto nível não fiquem acoplados diretamente aos módulos de baixo nível. Em vez disso, ambos devem depender de abstrações, ou interfaces, que definem os contratos entre os componentes.

Essa inversão de dependência promove um acoplamento mais fraco entre os componentes, permitindo que diferentes implementações possam ser facilmente substituídas sem afetar o funcionamento dos módulos de alto nível. Além disso, ao depender de abstrações em vez de detalhes de implementação, o código se torna mais flexível, extensível e de fácil manutenção.

Ao seguir o Princípio de Inversão de Dependência, é possível alcançar um design de software mais modular, coeso e reutilizável, facilitando a evolução do sistema e tornando-o menos dependente de detalhes de implementação específicos. Isso contribui para a criação de um código de alta qualidade, que é mais robusto, adaptável e de fácil compreensão.

Grande abraço! 

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